EFETIVAÇÃO DO PLURALISMO NO DIÁLOGO ENTRE REALIDADE ESCOLAR E SOCIAL

  • Alan Victor Neres Paixão
Palavras-chave: Pluralismo, Educação, Proselitismo, Despolitização

Resumo

Este artigo busca revelar um caminho pelo qual os agentes educacionais devem seguir para a efetivação da ideia de pluralismo na prática pedagógica, ao tempo que tece algumas críticas sobre os rumos tomados por alguns destes agentes. Inicia-se com um levantamento teórico da ideia geral de pluralismo, suas principais nuances e áreas de incidência, extraindo todos os conceitos da legislação nacional atinentes ao tema. Feito isso, todo apanhado teórico e normativo é apresentado à realidade atual, revelando uma dissonância entre o dever ser e o ser. Por fim, o trabalho apresenta uma alternativa que defende dever ser seguida pelos agentes da educação escolar brasileira.

Biografia do Autor

Alan Victor Neres Paixão

Graduando do curso de Direito da Universidade Federal do Ceará – UFC. Colaborador da revista eletrônica Direito Diário. Membro pesquisador da Sociedade Acadêmica Fran Martins.

Publicado
2018-05-28
Como Citar
NERES PAIXÃO, A. V. EFETIVAÇÃO DO PLURALISMO NO DIÁLOGO ENTRE REALIDADE ESCOLAR E SOCIAL. Revista FIDES, v. 9, n. 1, p. 206-222, 28 maio 2018.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos