“CHEGOU-SE A UMA POSIÇÃO DE CERTEZA DE QUE NÃO HÁ PERIGO AMBIENTAL? A EXISTÊNCIA DE CERTEZA NECESSITA SER DEMONSTRADA”

PLANO DE TEXTO DE UMA DECISÃO MONOCRÁTICA

  • Maria das Graças Soares Rodrigues
  • Sueli Cristina Marquesi
Palavras-chave: Relação linguagem e direito, Decisão monocrática, Plano de texto, Sequência narrativa, Sequência argumentativa

Resumo

Neste artigo, focaliza-se a relação linguagem e direito, mostrando o plano de texto de uma Decisão monocrática no âmbito do Supremo Tribunal Federal (STF). Para tanto, foram analisados o macronível e o mesonível textuais. Seguiu-se a análise qualitativa de natureza interpretativista. Identificou-se a ocorrência das sequências textuais narrativa e argumentativa estruturando o mesonível. O macronível, além de englobar o mesonível, também revelou a ocorrência de dispositivos enunciativos peritextuais. Por fim, observou-se que a orientação argumentativa da Decisão monocrática se ancora em dados, fatos e vozes, refletindo, assim, um “saber compartilhado” e um agir dialógico.

Biografia do Autor

Maria das Graças Soares Rodrigues

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e Pós-doutora em Linguística pela Universidade de Lausanne, na Suíça (2016). Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Sueli Cristina Marquesi

Doutora em Linguística Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem Pós-doutorado em Linguística pela Universidade do Porto, Portugal, e pela Universidade de Lausanne, na Suíça. Professora titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
SOARES RODRIGUES, M. DAS G.; MARQUESI, S. “CHEGOU-SE A UMA POSIÇÃO DE CERTEZA DE QUE NÃO HÁ PERIGO AMBIENTAL? A EXISTÊNCIA DE CERTEZA NECESSITA SER DEMONSTRADA”. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 19-40, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados