A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DO STF FRENTE A ATUAL SOCIEDADE PLURAL

  • Fabiana Dantas Soares Alves da Mota
  • Rafaela Oliveira Reis Cadó
Palavras-chave: Direito constitucional, Função contramajoritária, Supremo Tribunal Federal, Sociedade plural, Teoria da Constituição

Resumo

Hodiernamente constitui-se inquestionável a globalização pela qual o mundo passou e continua vivenciando. A pesquisa realizada é qualitativa, exploratória e bibliográfica, baseada no método dedutivo. No contexto dos pós Segunda Guerra em que a sociedade ficou de fato assustada com a atrocidades ali vividas, automaticamente foi se voltando mais a atenção para os indivíduos individualmente. Nesse sentido a sociedade vem a ser compreendida como plural em todos os âmbitos, sendo valorizadas todas as opiniões, independentemente de serem enxergadas como majoritárias. Nesse contexto, a atuação do judiciário veio crescendo cada vez mais, e precipuamente a ação da Suprema Corte Constitucional que tem como função primordial guardar e buscar a efetivação da Carta Maior, principalmente no que diz com os direitos fundamentais, que buscam valorizar a essência do ser humano. Desta feita, os objetivos deste trabalho se constituem em analisar o relevo da função contramajoritária realizada pelo STF e seus consectários, a partir da promoção dos pilares da liberdade, igualdade e justiça; nesse norte deve-se buscar a manutenção dos direitos das maiorias e a inclusão das minorias nessa engrenagem.

Biografia do Autor

Fabiana Dantas Soares Alves da Mota

Mestre em Direito Constitucional pela UFRN. Especialista em Direito Público. MBA em Planejamento e Gestão Estratégica. Professora do Departamento de Direito Privado da UFRN. Advogada.

Rafaela Oliveira Reis Cadó

Mestre em Direito Constitucional pela UFRN. Especialista em Direito Constitucional pela UFRN (2015). Advogada.

Publicado
2018-12-09
Como Citar
DANTAS SOARES ALVES DA MOTA, F.; OLIVEIRA REIS CADÓ, R. A IMPORTÂNCIA DA FUNÇÃO CONTRAMAJORITÁRIA DO STF FRENTE A ATUAL SOCIEDADE PLURAL. Revista FIDES, v. 9, n. 2, p. 23-36, 9 dez. 2018.
Seção
Artigos Científicos Convidados