A LIGAÇÃO ENTRE DIREITO E LINGUAGEM NO DOMÍNIO DOS CONCEITOS JURÍDICO-FAMILIARES: A MOLHER E O MARIDO NOS DICIONÁRIOS JURÍDICOS DOS SÉCULOS XVIII E XIX - PRIMEIRA ABORDAGEM

  • Míriam Cláudia de Sousa Silva e Afonso Brigas
Palavras-chave: Direito, Linguagem, Conceitos, Família, Jurídico

Resumo

Pretende-se, com o presente artigo, analisar de que forma a linguagem jurídica é consequência de um determinado raciocínio, que visa provocar um certo entendimento no interlocutor. Neste sentido, procura-se demonstrar como este discurso é herdeiro da tradição prudencial assente numa construção argumentativa específica e alicerçado numa lógica de probabilidade. O objeto concreto desta análise vai incidir na formação de um Direito da Família, tendo por base alguns dicionários jurídicos relevantes dos séculos XVIII e XIX, designadamente Raphael Bluteau e António Moraes da Silva.

Biografia do Autor

Míriam Cláudia de Sousa Silva e Afonso Brigas

Professora Auxiliar da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Investigadora do Centro IURIS da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
DE SOUSA SILVA E AFONSO BRIGAS, M. C. A LIGAÇÃO ENTRE DIREITO E LINGUAGEM NO DOMÍNIO DOS CONCEITOS JURÍDICO-FAMILIARES: A MOLHER E O MARIDO NOS DICIONÁRIOS JURÍDICOS DOS SÉCULOS XVIII E XIX - PRIMEIRA ABORDAGEM. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 41-51, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados