A REPRESENTAÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA DE JOSÉ DIRCEU NO GÊNERO ACÓRDÃO

  • Fernanda Isabela Oliveira Freitas
  • Luis Álvaro Sgadari Passeggi
Palavras-chave: Acórdão, ATD, Referenciação, Operação Lava Jato, Rtd.

Resumo

A carência de trabalhos de pesquisa que forneçam subsídios sobre o uso da língua/linguagem na área do domínio discursivo do direito tornou relevante o estudo. Em vista disso, o objetivo foi descrever a operação de textualização da referenciação na construção das Rtds do réu no Acórdão do STJ. Nesse contexto, esse estudo se inseriu no paradigma qualitativo de caráter interpretativista a partir de uma pesquisa documental. Dessa forma, os resultados demostraram uma gradação através do emprego de substantivos do léxico jurídico para designar o réu tematizado através da periculosidade e reincidência.

Biografia do Autor

Fernanda Isabela Oliveira Freitas

Doutora em Estudos da Linguagem - PPgEL (UFRN), graduada em Letras (UFCG) e Direito (UEPB) e professora substituta do IFPB - Campus Itabaiana.

Luis Álvaro Sgadari Passeggi

Doutor em Linguística pela Université Paul Valéry - Montpellier III e professor titular de Linguística da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado
2021-09-09
Como Citar
OLIVEIRA FREITAS, F. I.; SGADARI PASSEGGI, L. ÁLVARO. A REPRESENTAÇÃO TEXTUAL-DISCURSIVA DE JOSÉ DIRCEU NO GÊNERO ACÓRDÃO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 52-71, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados