A MEDIAÇÃO DE LUIS ALBERTO WARAT COMO VIA DE EFETIVAÇÃO DA ALTERIDADE EM SOCIEDADES MULTICULTURAIS

  • Marcio Renan Hamel
  • Hellen Sudbrack
Palavras-chave: Alteridade. Mediação. Multiculturalismo.

Resumo

A disseminação da intolerância tem sido muito notada, principalmente no contexto de sociedades multiculturais. Nessa circunstância, a alteridade vem se moldando como fenômeno necessário para a convivência pacífica das pessoas no contexto social atual. Com base nisso se insere o propósito da mediação transformadora, idealizada por Luis Alberto Warat, prezando pelo reconhecimento e pela auto-observação, a partir de uma pedagogia educadora. Baseada na lógica-operacional do método hipotético-dedutivo, foi possível inferir que a mediação waratiana possui potencialidade para a promoção do diálogo e da alteridade, contribuindo, assim, à cultura da paz como bem comum da humanidade.

Biografia do Autor

Marcio Renan Hamel

Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais e Filosofia pela Universidade de Passo Fundo, Mestre em Desenvolvimento pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutor em Direito pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e Missões, Professor do PPGDireito pela Universidade de Passo Fundo.

Hellen Sudbrack

Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais e Mestra em Direito pela Universidade de Passo Fundo, advogada e servidora pública.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
RENAN HAMEL, M.; SUDBRACK, H. A MEDIAÇÃO DE LUIS ALBERTO WARAT COMO VIA DE EFETIVAÇÃO DA ALTERIDADE EM SOCIEDADES MULTICULTURAIS. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 229-248, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos