ARGUMENTAÇÃO VERBO-VISUAL EM GÊNEROS JURÍDICOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE RETÓRICO-DISCURSIVA

  • Anderson Souza da Silva Lanzillo
  • Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto
Palavras-chave: Argumentação verbo-visual, Gêneros jurídicos, Petição inicial, Recuperação Judicial

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo estudar o uso de argumentação verbo-visual em gêneros jurídicos. A partir de trabalho de corpus e com base nos estudos e categorias da Retórica, da Semiótica Social, da Linguística Social e da Análise do discurso, foi realizada pesquisa acerca da argumentação retórica verbo-visual em uma petição inicial em processo de recuperação judicial de empresa. Como conclusão, o uso das teorias e categorias selecionadas permitiu concluir o uso retórico-argumentativo das imagens – principalmente imagens de brinquedos e gráficos -, para a construção do ethos (da empresa) e do pathos (do juiz).

Biografia do Autor

Anderson Souza da Silva Lanzillo

Graduado e Mestre em Direito pela UFRN e doutorado em estudos da Linguagem pela UFRN. Professor Adjunto do Departamento de Direito Privado e do Programa de Pós-Graduação em Direito da UFRN - PPGD.

Rosalice Botelho Wakim Souza Pinto

Investigadora do Instituto de Filosofia da Universidade Nova de Lisboa (ArgLab) e do Centro de Investigação e Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da mesma Universidade.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
SOUZA DA SILVA LANZILLO, A.; BOTELHO WAKIM SOUZA PINTO, R. ARGUMENTAÇÃO VERBO-VISUAL EM GÊNEROS JURÍDICOS: UMA PROPOSTA DE ANÁLISE RETÓRICO-DISCURSIVA. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 88-106, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados