DIÁLOGO SOBRE A ESCRAVIZAÇÃO, O RACISMO, A CRIMINOLOGIA, A POLÍTICA CRIMINAL E A ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO SOCIAL DA PARAÍBA NA PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA EGRESSOS E SEUS FAMILIARES

  • Wendel Alves Sales Macedo
Palavras-chave: Criminologia, Escravização, Escritório Social da Paraíba, Política Criminal, Racismo

Resumo

O presente estudo estabelece um diálogo envolvendo a escravização, o racismo, a criminologia, a política criminal e a atuação do Escritório Social na promoção de direitos humanos. Esse estudo é interessante para compreender sobre a formação do Brasil, os progressos e retrocessos vividos pelo povo brasileiro; e o atual contexto social, jurídico, político e econômico. Para haver uma mudança ou transformação do presente contexto brasileiro são necessárias ações como: luta antirracista; educação em direitos humanos; concretização de direitos humanos; políticas públicas; criminologia crítica; política criminal adequada; justiça restaurativa; atividade do Escritório Social da Paraíba; entre outras.

Biografia do Autor

Wendel Alves Sales Macedo

Advogado do Escritório Social da Paraíba e Mestre em Direitos Humanos, no PPGDH, na UFPB.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
ALVES SALES MACEDO, W. DIÁLOGO SOBRE A ESCRAVIZAÇÃO, O RACISMO, A CRIMINOLOGIA, A POLÍTICA CRIMINAL E A ATUAÇÃO DO ESCRITÓRIO SOCIAL DA PARAÍBA NA PROMOÇÃO DE DIREITOS HUMANOS PARA EGRESSOS E SEUS FAMILIARES. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 107-122, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados