PLANOS DE TEXTO DO INQUÉRITO POLICIAL: O BOLETIM DE OCORRÊNCIA E O RELATÓRIO

  • Maria de Fátima Silva dos Santos
  • Célia Maria Barbosa da Silva
Palavras-chave: Planos de texto, Inquérito Policial, Boletim de Ocorrência, Relatório

Resumo

Neste artigo, descrevemos e analisamos o modo como os planos de textos do Boletim de Ocorrência e do Relatório, documentos que integram o Inquérito Policial, se estruturam linguisticamente. A análise insere-se no âmbito teórico geral da Linguística de Texto (ATD), mais especificamente, na Análise Textual dos Discursos, proposta por Adam (2011). Quanto aos planos de texto do Inquérito Policial, constatamos que tanto o Boletim de Ocorrência como o Relatório apresentaram um plano de texto fixo, prototípico e padronizado, o que atribui a esses documentos fé pública e produz neles os efeitos de sentidos pretendidos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Silva dos Santos

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco – Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UFRPE/UAST. Membro do Grupo de Pesquisa Análise Textual dos Discursos Jurídicos, Políticos e em Educação (CNPq-UFRN) e vice-líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE/CNPq-UFRPE-UAST). Membro do Comitê Interno do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PIBIC/CNPq-UFRPE).

Célia Maria Barbosa da Silva

Professora Emérita da Universidade Potiguar – UnP. Doutora com Pós-doutorado em Estudos da Linguagem – PPgEL/UFRN. Membro do Grupo de Pesquisa Análise Textual dos Discursos Jurídicos, Políticos e em Educação (CNPq-UFRN) e membro, como convidada, do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Educação (GEPLE/CNPq-UFRPE-UAST). Dedica-se também ao estudo sobre o ponto de vista em processos judiciais de dano moral.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
SILVA DOS SANTOS, M. DE F.; BARBOSA DA SILVA, C. M. PLANOS DE TEXTO DO INQUÉRITO POLICIAL: O BOLETIM DE OCORRÊNCIA E O RELATÓRIO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 172-186, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados