ELEMENTOS DA ELOQUÊNCIA E TIPOLOGIA ARGUMENTATIVA: EXAME DE DISCURSOS JURÍDICOS SOB O FAROL DA NOVA RETÓRICA

  • Matheus Castro Faria
Palavras-chave: Direito. Linguagem. Nova Retórica. Eloquência. Argumentação.

Resumo

Embora seja inconteste a importância das estratégias argumentativas e da eloquência para o profissional do direito, não se verifica na prática o estudo apurado dessa área da Ciência Jurídica. Diante desse panorama lacunoso na formação de futuros juristas, objetiva-se sistematizar uma base teórica sobre o tema, além de demonstrar sua importância e exemplificá-lo, ao cabo do ensaio, a partir do estudo de duas sustentações orais. Metodologicamente, optou-se pela pesquisa bibliográfica, com ênfase nas classificações propostas por Maria Amélia Neves e Néli Luiza Fetzner. No desfecho, confirma-se a relevância da temática e delimitam-se conceitos basilares para o estudo da Retórica.

Biografia do Autor

Matheus Castro Faria

Acadêmico do curso de Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) desde o primeiro semestre de 2019. Coordenador do Núcleo de Direito Fundamental de Reunião no grupo de pesquisa Constituição Federal Brasileira e sua Concretização pela Justiça Constitucional (PPGD-UFRN), gerenciado pelo projeto de extensão Observatório da Justiça Constitucional. Monitor voluntário da disciplina de Direito Constitucional I (2020.2) e de Direitos Humanos Fundamentais (2020.6 e atual), ambas sob supervisão do Prof. Dr. Leonardo Martins (UFRN).

Publicado
2021-09-09
Como Citar
CASTRO FARIA, M. ELEMENTOS DA ELOQUÊNCIA E TIPOLOGIA ARGUMENTATIVA: EXAME DE DISCURSOS JURÍDICOS SOB O FAROL DA NOVA RETÓRICA. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 304-324, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos