ESTADO DE DIREITO ECONÔMICO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: TRAÇOS ELEMENTARES PARA UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NEOLIBERAIS

  • Ronaldo Alencar Dos Santos
Palavras-chave: Racionalidade neoliberal. Estado de direito econômico. Análise do discurso. O Nascimento da Biopolítica.

Resumo

Este trabalho se propõe ao estudo da concepção de Estado de Direito Econômico, retirado da obra O Nascimento da Biopolítica, de Michel Foucault, feito a partir de um desmonte analítico do discurso neoliberal e da análise crítica de suas partes constitutivas, usando a compreensão foucaultiana da racionalidade neoliberal e suas práticas discursivas.  Relacionam-se nele as concepções de sujeito, verdade e linguagem, dentro da perspectiva ocupada pelo mercado como norma fundamental regulamentadora da sociedade, questionando-se o papel do direito na implementação das reformas necessárias à construção de uma sociedade pautada na universalização da concorrência e no gerenciamento da vida como empresa.

Biografia do Autor

Ronaldo Alencar Dos Santos

Doutor em Ciências Sociais; professor adjunto Classe C, do curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (DCJ/CCJ/UFPB).

Publicado
2021-09-09
Como Citar
ALENCAR DOS SANTOS, R. ESTADO DE DIREITO ECONÔMICO E RACIONALIDADE NEOLIBERAL: TRAÇOS ELEMENTARES PARA UMA ANÁLISE DAS PRÁTICAS DISCURSIVAS NEOLIBERAIS. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 325-344, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos