A CONSTRUÇÃO DO MODELO NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO MERCADO NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES POR APLICATIVO

  • Renata Louyse de Carvalho
Palavras-chave: Neoliberalismo. Flexibilização dos direitos trabalhistas. Trabalhador por aplicativo.

Resumo

Com o desenvolvimento do capitalismo, a construção de um modelo de trabalhador se tornou substancial para garantir o alinhamento entre teoria e prática. Nesse sentido, o presente artigo objetiva promover uma análise acerca do discurso fundador do neoliberalismo e seus impactos na formação dos trabalhadores por aplicativo. Faz-se, ainda, uma discussão sobre as políticas adotadas durante o governo de Fernando Henrique Cardoso. Expõe-se, por fim, o desmantelamento dos direitos trabalhistas como reflexo dessa doutrina. Para tal, o trabalho debruçou-se em uma pesquisa bibliográfica, construindo um olhar crítico a partir da leitura de artigos científicos e de livros sobre a temática.

Biografia do Autor

Renata Louyse de Carvalho

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estagiária da Caixa Econômica Federal, monitora da disciplina de Direito das Relações de Consumo e membro do núcleo Urbano do projeto MOTYRUM.  

Publicado
2021-09-09
Como Citar
LOUYSE DE CARVALHO, R. A CONSTRUÇÃO DO MODELO NEOLIBERAL: UMA ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO MERCADO NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES POR APLICATIVO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 515-527, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos