O DIREITO À LINGUAGEM NA SALA DE AULA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE

  • Letícia de Lourdes Lunna Gesteira da Silva
Palavras-chave: Educação. Pedagogia. Linguagem. Direito.

Resumo

Esse artigo parte de abordagem indutiva técnica aliada a pesquisa bibliográfica, para apresentar o problema da linguagem na sala de aula como instrumento político. Por conseguinte, desenvolve inicialmente conceitos da linguística a partir de Fiorin, Bakhtin, Barthes e outros. Em continuidade, estuda a pedagogia de bell hooks, de Ira Shor e de Paulo Freire, objetivando levantar respostas aos problemas principais da existência simbólica em sala de aula e da possibilidade de epistemologias alternativas a partir da valorização da linguagem do outro. Conclui, indutivamente, que o direito à educação libertadora somente pode ser concretizado a partir do direito à linguagem.

Biografia do Autor

Letícia de Lourdes Lunna Gesteira da Silva

Graduanda em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Educação, Direito e Universidade Pública (GEDUP), membro do projeto de extensão Efetivando o Direito à Educação (EDE).

Publicado
2021-09-09
Como Citar
DE LOURDES LUNNA GESTEIRA DA SILVA, L. O DIREITO À LINGUAGEM NA SALA DE AULA: A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 381-394, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##