O DOMÍNIO DA GRAMÁTICA COMO CONTROLE SOCIAL: RETROSPECTO HISTÓRICO E LINGUÍSTICO DA TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO

  • Eduardo Alves da Silva
  • Jeissiany Batista Maia
Palavras-chave: Linguagem. Discurso jurídico. Controle social.

Resumo

O progresso das civilizações tomou impulso a partir da consolidação da linguagem, que se deu por meio da palavra, sendo ela uma ferramenta imprescindível ao desempenho humano e à operacionalização das relações jurídicas, propiciando a edificação do Direito. Nesse sentido, esta pesquisa propõe, por meio do método hipotético-dedutivo, uma visão da conceptualização e da ontologia do domínio da gramática como instrumento discreto para o controle social, mediante o recorte do discurso jurídico. Pondera, ainda, com um viés crítico, a elitização da linguagem empregada pelos juristas como uma das principais causas da segregação do conhecimento jurídico e do acesso à justiça.

Biografia do Autor

Eduardo Alves da Silva

Doutorando em Estudos da Linguagem na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestre em Estudos da Linguagem pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Especialista em Libras. Professor de Língua Portuguesa.

Jeissiany Batista Maia

Advogada. Bacharela em Direito pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Pesquisadora no Observatório de Direito Internacional do Rio Grande do Norte.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
ALVES DA SILVA, E.; BATISTA MAIA, J. O DOMÍNIO DA GRAMÁTICA COMO CONTROLE SOCIAL: RETROSPECTO HISTÓRICO E LINGUÍSTICO DA TRANSFORMAÇÃO DO DISCURSO JURÍDICO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 415-434, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos