O QUE O DIREITO PODE SER: NOTAS SOBRE A RIQUEZA SEMÂNTICA CONTEMPORÂNEA DA PALAVRA DIREITO NO JOGO DE LINGUAGEM DO DIREITO

  • Rodrigo Costa Ferreira
Palavras-chave: Direito. Polissemia. Definição contextual. Jogo de linguagem do direito.

Resumo

O direito ocidental é um fenômeno social complexo, sendo composto por inúmeras práticas jurídicas que sugerem o que o direito é ou o que deve ser. Em razão disso, a palavra direito apresenta diversos sentidos de acordo com os contextos de fala e de uso dos juristas. Por intermédio do método hermenêutico, analisa-se no artigo seis sentidos do termo direito: (1) sentido objetivo; (2) sentido subjetivo; (3) sentido adequativo; (4) sentido hermenêutico; (5) sentido argumentativo; (6) sentido epistemológico. Conclui-se que esses decorrem do atual jogo de linguagem do direito.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa Ferreira

Doutorado em lógica e filosofia analítica pela Universidade Federal da Paraíba, Professor adjunto de filosofia e teoria do direito na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CERES/UFRN) e na Universidade Estadual da Paraíba (CCJ/UEPB), Líder do grupo de pesquisa Justiça, Direito e Tecnologia- JUDITE.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
COSTA FERREIRA, R. O QUE O DIREITO PODE SER: NOTAS SOBRE A RIQUEZA SEMÂNTICA CONTEMPORÂNEA DA PALAVRA DIREITO NO JOGO DE LINGUAGEM DO DIREITO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 435-454, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Temáticos