UM PERCURSO HISTÓRICO DA TÓPICA NO DIREITO: DA ANTIGUIDADE AO PÓS-POSITIVISMO

  • Beatriz Siqueira Coutinho Suassuna
Palavras-chave: Tópica. Decisão jurídica. Theodor Viehweg. Pós-positivismo.

Resumo

A tópica, que esteve presente desde os antigos, influenciando o raciocínio jurídico dos romanos e, consequentemente, dos medievais, entrou em declínio com o surgimento do racionalismo na modernidade. Entretanto, a partir dos movimentos antiformalistas, que rejeitavam a predominância do raciocínio sistemático, o resgate do método tópico e sua possível aplicação à prática jurídica foram propostos, notadamente por Theodor Viehweg. O artigo, utilizando-se do método da revisão bibliográfica, objetiva demonstrar as raízes históricas da tópica e sua aplicação no Direito, da Antiguidade até os dias atuais. Finalmente, conclui-se pela influência dos mecanismos tópicos sobre o movimento denominado de “pós-positivista” na contemporaneidade.

Biografia do Autor

Beatriz Siqueira Coutinho Suassuna

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual da Paraíba, bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UEPB/CNPq), monitora de Filosofia Geral e Jurídica, estagiária da Defensoria Pública da União e membro do Grupo de Estudos Avançados - Os impactos da justiça penal negocial no processo penal brasileiro (IBCCRIM) e dos projetos de extensão "Tertúlias Jurídicas: Diálogos entre Direito, Arte e Literatura", "Programa de Fomento ao Estágio no CCJ - UEPB" e "Facetas do Direito Civil - Projeto de Difusão do Saber Jurídico".

Publicado
2021-09-09
Como Citar
SIQUEIRA COUTINHO SUASSUNA, B. UM PERCURSO HISTÓRICO DA TÓPICA NO DIREITO: DA ANTIGUIDADE AO PÓS-POSITIVISMO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 962-978, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos