SITUAÇÕES DE CRISE E O DIREITO FINANCEIRO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA BRASILEIRA

  • Gutemberg Morais Serrano
  • Luan Augusto de Lima
Palavras-chave: Direito. Financeiro. Ciclo orçamentário. Pandemia.

Resumo

O Ciclo Orçamentário corresponde ao período em que se elabora, discute, aprova, executa e controla as leis orçamentárias, que são algumas das materialmente mais importantes do ordenamento jurídico, logo abaixo da Constituição, pois são as que mais influenciam o destino da coletividade. Nesse contexto, situações de crise podem ocorrer, como a recente pandemia do SARSCoV- 2. Assim, importa verificar os seus impactos no ciclo em estudo, analisando seus efeitos, bem como responder se as ferramentas oferecidas pelo direito financeiro, que conduzem o ciclo, estão sendo suficientes para enfrentar o quadro e amenizar suas consequências.

Biografia do Autor

Gutemberg Morais Serrano

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Luan Augusto de Lima

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
MORAIS SERRANO, G.; AUGUSTO DE LIMA, L. SITUAÇÕES DE CRISE E O DIREITO FINANCEIRO: UM ESTUDO SOBRE O IMPACTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA ORÇAMENTÁRIA BRASILEIRA. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 942-961, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos