ENTRE BIO E NECROPOLÍTICA: SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E VIOLAÇÃO DE DIREITOS NAS PERIFERIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

  • Anna Carolina Cunha Pinto
  • Vinícius de Souza Santos Gama
Palavras-chave: Necropolítica. Cidade. Direitos humanos. Política.

Resumo

O presente trabalho analisaa segregaçãosocioespacial de indivíduos e seus diferentes níveis de inserção em um contexto necropolítico. A pesquisa é bibliográfica e documental, de cunho qualitativo, cuja pretensão é questionar as raízes desta segregação e a razão de suas permanências. Os resultados obtidos no percurso dessas reflexões inclinam-se ao sentimento de que o legado colonial, escravista e de estratégias de imobilismo social ainda são elementos presentes na lógica sociocultural e econômica, cuja seleção prioriza grupos dominantes em detrimento de corpos negros e periféricos segregados dos direitos da cidadania.

Biografia do Autor

Anna Carolina Cunha Pinto

Doutoranda e Mestra em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. E-mail: annacarolinapinto@id.uff.br.

Vinícius de Souza Santos Gama

Especialista em Direito Público. Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Advogado. E-mail: viniciusgama1@outlook.com.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
CUNHA PINTO, A. C.; DE SOUZA SANTOS GAMA, V. ENTRE BIO E NECROPOLÍTICA: SEGREGAÇÃO SÓCIO-ESPACIAL E VIOLAÇÃO DE DIREITOS NAS PERIFERIAS DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 763-779, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos