COMO A PANDEMIA AFETOU AS ASSESSORIAS JURÍDICAS POPULARES

OS CASOS DO MOTYRUM/UFRN E DO SAJU/UFRGS

  • Raissa Rayanne Gentil de Medeiros
  • Anna Elisa Alves Marques
Palavras-chave: Assessorias Jurídicas Populares, Direitos humanos, Acesso à justiça, Motyrum, SAJU

Resumo

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras implicações para o acesso à justiça no Brasil. Diante da importância do tema, questiona-se no presente trabalho: como a pandemia afetou as Assessorias Jurídicas Universitárias Populares (AJUPs)? Para responder a esta pergunta foi desenvolvida revisão bibliográfica acerca dos principais conceitos que permeiam a questão, bem como pesquisa empírica que consistiu em entrevistas semiestruturadas com membros das AJUPs Motyrum/UFRN e SAJU/UFRGS, concluindo que a pandemia potencializou desigualdades, implicando em grande desafio de atuação, principalmente no tocante à assistência remota; com aumento das demandas e de questões relacionadas a saúde mental dos próprios membros.

Biografia do Autor

Raissa Rayanne Gentil de Medeiros

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGDir/UFRGS), graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Direito e Sociedade. Advogada.

Anna Elisa Alves Marques

Mestre em Estudos Urbanos e Regionais pelo PPEUR/UFRN, graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Violência, Trabalho e Ilegalismos. Advogada

Publicado
2022-04-29
Como Citar
MEDEIROS, R. R. G. DE; MARQUES, A. E. A. COMO A PANDEMIA AFETOU AS ASSESSORIAS JURÍDICAS POPULARES. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 332-352, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos