A ORDENAÇÃO ESTATAL E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS

  • Thiago da Silva Cabreira
Palavras-chave: Poder de polícia, Supremacia constitucional, Juridicidade de excepcionalidade, Igual consideração e respeito, Legitimidade

Resumo

Este estudo analisa em que medida é legítima a restrição de direitos fundamentais, por meio de atos normativos expedidos pela Administração Pública, no contexto da pandemia do coronavírus. A pesquisa, por meio de uma abordagem indutiva e utilizando-se de um procedimento investigativo preponderantemente bibliográfico, busca verificar a hipótese de que as limitações aos direitos fundamentais, pela Administração ordenadora, são legítimas quando se ajustam às possibilidades semânticas e aos valores subjacentes ao Texto Constitucional, de onde são extraídos os parâmetros de justiça consubstanciados na necessidade de demonstração de igual respeito e consideração pela vida de todos os membros da comunidade política.

Biografia do Autor

Thiago da Silva Cabreira

Graduado em Direito pela Universidade Candido Mendes. Assessor Jurídico na Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público Federal (PRRJ-MPF).

Publicado
2022-04-29
Como Citar
CABREIRA, T. DA S. A ORDENAÇÃO ESTATAL E OS DIREITOS FUNDAMENTAIS NO CONTEXTO DA PANDEMIA DO CORONAVÍRUS. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 449-469, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos