ANÁLISE GERAL DOS FATORES JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA CRISE CLIMÁTICA E NOVAS IDEIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

  • José Henrique Costa
Palavras-chave: Direito, Sustentabilidade, Crise ecológica, Desenvolvimento

Resumo

O presente estudo busca mapear fatores jurídicos e econômicos da crise ambiental, sobretudo climática, para introduzir, a partir do Direito, ideias para o desenvolvimento sustentável. Quanto à metodologia, a finalidade do estudo consiste em uma pesquisa básica, com objetivo descritivo e abordagem qualitativa. O método científico é o indutivo e teve como procedimento a pesquisa bibliográfica. Observou-se que a crise possui raízes jurídicas e econômicas como: expansão econômica insustentável, ideia mecanicista e cartesiana do Direito, entre outras. Quanto às alternativas, surgiram ideias como: a Economia da Felicidade; Economia Donut; Direito das Mudanças Climáticas; Novo Constitucionalismo Latino-Americano e o Bem-Viver.

Biografia do Autor

José Henrique Costa

Graduando em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estagiário na Defensoria Pública do RN (DPE/RN), voluntário no grupo de pesquisa FeliCidad (UFRN/CNPq), bolsista de extensão na Procuradoria Jurídica da UFRN e membro do Conselho Editorial da Revista Jurídica In Verbis.

Publicado
2022-04-29
Como Citar
COSTA, J. H. ANÁLISE GERAL DOS FATORES JURÍDICOS E ECONÔMICOS DA CRISE CLIMÁTICA E NOVAS IDEIAS PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 491-511, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos