AUSÊNCIA DE ESTIPULAÇÃO DE PRAZO NO INSTITUTO DA PRISÃO PREVENTIVA

UMA ANÁLISE SOB A ÉGIDE DE DOCUMENTOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

  • Suzana Cysneiros Sampaio
  • Nikaelly Lopes de Freitas
Palavras-chave: Prazo razoável, Direitos humanos, Presos provisórios

Resumo

A pesquisa em epígrafe se destina a analisar a problemática jurídica causada pela ausência de estipulação de prazo no instituto da prisão preventiva, observando em que medida tal ausência viola as regras de direito internacional. Nesse contexto, o trabalho foi desenvolvido por meio do método de abordagem qualitativo, em conjunto a análise dedutiva. Ademais, foram utilizadas as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental. Finalmente, a importância de tal pesquisa se justifica na significativa contribuição que os presos provisórios exercem para a realidade de superlotação dos presídios brasileiros, sendo tal cenário incompatível com o que preconizam documentos de direito internacional.

Biografia do Autor

Suzana Cysneiros Sampaio

Graduanda do 7° período em Direito, no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio, localizado em Juazeiro do Norte- CE.

Nikaelly Lopes de Freitas

Pesquisadora e Mentora Acadêmica da Linha de Direito Internacional dos Direitos Humanos do Grupo de Pesquisa em Direito e Assuntos Internacionais da Universidade Federal do Ceará (GEDAI/UFC). Mestranda no Programa de Avaliação de Políticas Públicas da Universidade Federal do Ceará com apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP). Pós-graduanda em Direito Internacional e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG).

Publicado
2022-04-29
Como Citar
SAMPAIO, S. C.; FREITAS, N. L. DE. AUSÊNCIA DE ESTIPULAÇÃO DE PRAZO NO INSTITUTO DA PRISÃO PREVENTIVA. Revista FIDES, v. 13, n. 1, p. 574-590, 29 abr. 2022.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos