O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, SAÚDE PSÍQUICA E A RELAÇÃO COM O NEOLIBERALISMO

  • Patrícia Moreira de Menezes Universidade Estadual do Rio Grande do Norte
  • Paulo Ricardo Opuszka Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Assédio moral, Meio Ambiente de Trabalho, Neoliberalismo, Saúde Psíquica

Resumo

Trata-se de reflexão crítica articulando o assédio moral e os danos à saúde psíquica ao modelo de sociabilidade capitalista em sua face atual: o neoliberalismo. A produção do sujeito neoliberal, traz a empresa e a concorrência para todas as relações da vida e altera a subjetividade do trabalhador, que agora é um empresário de si, responsável único pelos fracassos. Esta racionalidade traz um diagnóstico clínico de assédio e depressão. A teoria de base veio de Dardot e Laval no ensaio sobre a racionalidade neoliberal. Conclui-se que o neoliberalismo é o grande assediador e causador do adoecimento psíquico dos sujeitos.

Biografia do Autor

Patrícia Moreira de Menezes, Universidade Estadual do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFRN). Professora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).  Pesquisadora do grupo de pesquisa Cidadania, participação popular e políticas públicas (UERN) e do grupo de pesquisa do Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas (TRAEPP/UFPR)

Paulo Ricardo Opuszka, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFRP). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenador do Grupo de Estudos Grupo de Estudos em Trabalho, Economia e Políticas Públicas (TRAEPP/UFPR)

Publicado
2023-06-14
Como Citar
MENEZES, P.; OPUSZKA, P. O ASSÉDIO MORAL NO TRABALHO, SAÚDE PSÍQUICA E A RELAÇÃO COM O NEOLIBERALISMO. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 32-44, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Convidados