ASSÉDIO MORAL E GÊNERO NO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE NO MODELO TEÓRICO DE NANCY FRASER

  • Maria José Goulart Vieira
  • Pamela Pereira Prestupa
Palavras-chave: Assédio., Redistribuição., Gênero., Neoliberalismo., Reconhecimento.

Resumo

Este artigo visa analisar o assédio moral no sistema neoliberal, baseado no modelo teórico de Nancy Fraser. Para tanto, apresenta-se a contribuição da autora sobre o tema na contemporaneidade, fazendo um diagnóstico da sociedade atual e das demandas por justiça. O estudo das questões de reconhecimento e redistribuição é feito por meio de um diagnóstico da atual sociedade: neoliberal e globalizada. Neste cenário, busca-se demonstrar a ligação do sistema neoliberal e as questões de gênero, que tem vinculação a outras coletividades, as quais constituem grupos que sofrem de relações cotidianas perpetradas por violências, como assédio moral, exploração, estereotipação e rebaixamento.

Biografia do Autor

Maria José Goulart Vieira

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Direito pela Universidade Estadual de Caxias do Sul (UERGS). Advogada. Membro do Grupo de Pesquisa Aprimoramento Humano e Justiça

Pamela Pereira Prestupa

Mestranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Advogada. Especialista em Direito Público. Membro do Núcleo de Pesquisa em Teorias da Justiça.

Publicado
2023-06-14
Como Citar
VIEIRA, M. J.; PRESTUPA, P. ASSÉDIO MORAL E GÊNERO NO NEOLIBERALISMO: UMA ANÁLISE NO MODELO TEÓRICO DE NANCY FRASER. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 101-115, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos