JUSTIÇA EM SÓFOCLES: FIAT JUSTITIA, EAT PEREAT MUNDUS

  • Janicleide Marques Lima
  • Sérgio Ricardo Ribeiro Lima
Palavras-chave: Tragédia, Ética, Justiça

Resumo

O objetivo deste estudo é elucidar, na obra de Sófocles, elementos trágicos presentes na Poética e sua relação com o agir ético, bem como a virtude presente na Ética a Nicômaco, para a compreensão da universalidade da justiça. Emprega-se o método hermenêutico na interpretação da obra de Sófocles, principalmente nas deliberações e escolhas do Édipo-Rei, visando trazer elementos que proporcionem valores morais em consonância aos escritos de Aristóteles. Como conclusão, percebe-se na sabedoria prática das ações virtuosas, presente na disposição trágica do erro (harmatía) e de seu julgamento, um dos elementos propulsores dos acordos e valores moralmente construídos.

Biografia do Autor

Janicleide Marques Lima

Mestre em Ciência Jurídica pela Faculdade de Direito, Universidade de Lisboa (FDUL). Especialista em Ciências Jurídico-Filosóficas. Graduada em Filosofia pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Sérgio Ricardo Ribeiro Lima

Pós-Doutor pelo Centro de Estudos Sociais (CES), Universidade de Coimbra.  Doutor em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Economia Política pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Economia pela Universidade Estadual da Paraíba (UFPB)

Publicado
2023-06-14
Como Citar
LIMA, J.; LIMA, S. R. JUSTIÇA EM SÓFOCLES: FIAT JUSTITIA, EAT PEREAT MUNDUS. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 293-312, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos