O DIÁLOGO INTERJURISDICIONAL ENTRE O ESTADO BRASILEIRO E O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A TEORIA PURA DO DIREITO KELSENIANA

  • Ana Cybelle Fernandes da Costa
Palavras-chave: Teoria Pura do Direito, Diálogo Interjurisdicional, Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos, Comissão Interamericana de Direitos Humanos, Conselho Nacional de Justiça

Resumo

O presente estudo tem como objetivo confrontar os pensamentos expostos por Hans Kelsen na obra Teoria Pura do Direito com a teoria heterárquica do diálogo interjurisdicional. Foi utilizado o método de abordagem indutivo, pesquisa do tipo qualitativo e adotada a técnica de coleta da documentação indireta, através de pesquisa documental e bibliográfica. Obtém-se como conclusão a importância do papel do Sistema Interamericano de Proteção dos Direitos Humanos (SIPDH) na mudança de paradigmas interpretativos tratados por Kelsen, sendo tal sistema um grande responsável pela disseminação do diálogo interjurisdicional como novo modelo heterárquico de interpretação e aplicação do Direito.

Biografia do Autor

Ana Cybelle Fernandes da Costa

Mestranda em Direito Constitucional pelo Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGD/UFRN). Graduada em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Advogada.

Publicado
2023-06-14
Como Citar
COSTA, A. C. O DIÁLOGO INTERJURISDICIONAL ENTRE O ESTADO BRASILEIRO E O SISTEMA INTERAMERICANO DE DIREITOS HUMANOS E A TEORIA PURA DO DIREITO KELSENIANA. Revista FIDES, v. 14, n. 1, p. 339-351, 14 jun. 2023.
Seção
Artigos Científicos Não Temáticos