EDUCAÇÃO LIBERTADORA E A SUPERAÇÃO DOS FATALISMOS EM COMUNIDADES MARGINALIZADAS DO BRASIL

  • Pedro Paulo Machado Leocádio
  • Fabiana Dantas Soares Alves da Mota
Palavras-chave: Marginalização, Condicionamento Socioeconômico, Educação Crítica

Resumo

Este artigo científico examina a persistente questão do condicionamento social nas comunidades periféricas do Brasil, pautando as dificuldades enfrentadas pela população mais carente e suas possíveis causas. Inspirado nas ideias de Paulo Freire, o estudo explorou como a educação libertadora pode desempenhar papel de grande valia na transformação do ambiente e na superação do pretenso fatalismo social. A partir de uma pesquisa bibliográfica, foram analisados os possíveis comportamentos que decorrem de um ilusório determinismo nas comunidades carentes, assim como a eficácia da educação libertadora e as abordagens educacionais necessárias para efetivar a transição entre a educação bancária e a dialógica.

Publicado
2024-07-01
Como Citar
LEOCÁDIO, P. P.; MOTA, F. EDUCAÇÃO LIBERTADORA E A SUPERAÇÃO DOS FATALISMOS EM COMUNIDADES MARGINALIZADAS DO BRASIL. Revista FIDES, v. 16, n. 1, p. 49-68, 1 jul. 2024.
Seção
Artigos Científicos Temáticos