O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL E O DISCURSO DA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR: A RELAÇÃO ENTRE O PODER DA LINGUAGEM E A LINGUAGEM DO PODER

  • Zéu Palmeira Sobrinho
Palavras-chave: Trabalho infantil, Linguagem, Princípio da proteção integral

Resumo

O presente artigo tem por objetivo discutir a importância da linguagem como práxis política para subsidiar o debate sobre o princípio da proteção integral da criança e do adolescente e como desafio para a construção de uma linguagem emancipadora capaz de auxiliar na superação da doutrina da situação irregular. Uma linguagem ordenadora do discurso, capaz de consubstanciar a interação entre os interlocutores, tende a viabilizar a desnaturalização de uma linguagem da tradição adultocêntrica.

Biografia do Autor

Zéu Palmeira Sobrinho

Professor Associado da Faculdade de Direito da UFRN, Juiz titular da 10ª Vara do Trabalho de Natal-RN, graduado em ciências jurídicas e sociais, pela UFPB,  mestre e doutor em Ciências Sociais, pela UFRN, pós-doutor em Sociologia Jurídica, pela Universidade de Coimbra.

Publicado
2021-09-09
Como Citar
PALMEIRA SOBRINHO, Z. O ENFRENTAMENTO AO TRABALHO INFANTIL E O DISCURSO DA DOUTRINA DA SITUAÇÃO IRREGULAR: A RELAÇÃO ENTRE O PODER DA LINGUAGEM E A LINGUAGEM DO PODER. Revista FIDES, v. 12, n. 1, p. 144-156, 9 set. 2021.
Seção
Artigos Científicos Convidados